terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A FISIOTERAPIA EM GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA

A Fisioterapia em ginecologia e obstetrícia, apesar de pouco conhecida, é uma especialidade de grande importância no atendimento de gestantes.

A gestação é um momento importante na vida da mulher, e nessa fase pode ser beneficiada com o atendimento pré e pós-parto, no sentido de tratar alguma alteração comum durante a gravidez ou prevenir qualquer disfunção inerente à sua condição. Após o parto, objetiva-se auxiliar a mãe através de normas higiênicas, deambulação, exercícios fisioterapêuticos, cuidados com as mamas, incentivo ao aleitamento materno, orientações posturais, funções intestinais e miccionais, vida sexual, retorno às atividades físicas e de vida diária.

Uma grande aliada a Reabilitação ginecológica e a Acupuntura, sua indicação precede o nascimento. Durante o pré-natal, os futuros pais deveriam se submeter à Acupuntura visando melhoria da qualidade de vida, ou seja: aumentar a imunidade (leucócitos, linfócitos, anticorpos); equilibrar as taxas hormonais; tranquilizar a mente, diminuindo a ansiedade, melhorando os níveis de serotonina, conduzindo a um sono reparador; melhorando as funções digestivas, proporcionando uma assimilação de nutrientes eficiente. Enfim, otimizando o funcionamento do organismo dos futuros pais no momento da fecundação.

Na gravidez, a Acupuntura está indicada no tratamento dos enjoos (náuseas e vômitos); nas ameaças de aborto; nas lombalgias; no controle da obesidade; nas infecções urinárias; e na anemia (estimula a produção de eritropoietina, hormônio que ativa a fabricação das hemácias dentro dos ossos longos).

Em Ginecologia, a Acupuntura está indicada no tratamento de Mioma Uterino (até 5,0 cm de diâmetro) Corrimentos de repetição; T.P.M.; Dismenorreia; Endometriose; em todos os casos em que necessite estimular a imunidade (portadores do vírus do HPV, do Herpes etc.); distúrbios hormonais.

Na Menopausa, a Acupuntura é boa para estimular estrógeno e progesterona (mesmo nas mulheres que não possuam ovários, pode-se estimular as glândulas suprarrenais para produzi-los), evitando a reposição hormonal sintético que provoca diversos efeitos colaterais.

Everson de Almeida Mendonça
Fisioterapeuta
Acupuntura
Fisioterapia Desportiva e Geriátrica.
R.P.G. – Reeducação Postural Global - Philippe Souchard
Avenida Nossa Senhora de Copacabana 1018 sala 402 - Bairro: Copacabana
Tel.: Cel.: (21) 8809-4159 Tel. 2547-4159

Carlos Miranda
Farmacêutico
Acupuntura
Avenida Nossa Senhora de Copacabana 1018 sala 402 - Bairro: Copacabana
Tel.: Cel.: (21) 7636-4256 Tel. 2547-4159

Nenhum comentário:

Postar um comentário