sexta-feira, 27 de abril de 2012

SANGRIA


Introdução
É um método antigo já praticado na Idade da Pedra. Utilizando-se uma agulha feita de pedra (Bianshi) perfurava-se a pele provocando sangria para curar certas enfermidades.
Com a evolução da sociedade, a agulha de pedra foi substituída por agulha Feng que é a quarta agulha do conjunto das nove agulhas antigas, citado no Nei Ching.
Todos os povos e civilizações utilizaram a sangria no tratamento de doenças. Inicialmente a sangria surgiu do misticismo depois passou a ter fundamentação para justificar sua prática
Desde a medicina hipocrática até o século XIX predominou a teoria dos humores para explicar todos os fenômenos biológicos e nesta concepção a sangria se destinava a eliminar as impurezas contidas no sangue.
Galeno deu grande importância à sangria, indicava-a como tratamento das inflamações, febre a da dor.
No Renascimento quando todos os valores eram questionados, houve grande polêmica a cerca do local onde deveriam ser praticadas, porém sua eficácia era incontestável.
Quanto mais grave era a doença, maior a quantidade de sangue e o número de sangrias realizadas.
No Brasil, a sangria era utilizada pelos jesuítas como método de prevenção de doenças.
Uma prática bastante comum era a aplicação de sanguessugas no corpo. Cada exemplar chegava a extrair de 10 a 15ml de sangue do indivíduo.
No início do séc. XIX o comércio de sanguessugas se constituía uma atividade bastante lucrativa, sobretudo na Europa. Os hospitais da França, somente no ano de 1824, despenderam meio milhão de francos na aquisição de sanguessugas para o uso em seus pacientes.
Brossais, professor de Patologia Geral em Paris, tornou-se campeão no emprego de sanguessugas, chegando a aplicar centenas delas por dia em um único paciente.
As hemorróidas, especialmente, eram tratadas pelas sanguessugas aplicadas localmente.

Definição
Retirada de pequena quantidade de sangue por meio de perfurações superficiais na pele ou punção de veias de calibre reduzido.

Indicações
• Enfermidades causadas pela estagnação de energias perversas no sangue e que se acumulam em determinadas áreas do corpo
• Indicadas principalmente em síndromes de excesso causada por Qi patogênico externo

Funções
• Fazer circular o sangue;
• Eliminar inflamação e edema;
• Fazer circular o Qi nos meridianos e colaterais;
• Baixar a febre

Materiais
• Lanceta triangular
• Caneta
• Martelo de sete estrelas


Métodos
• Punção única: após assepsia local, utilizar os dedos polegar e indicador da mão não dominante para imobilizar o local escolhido. Com a mão dominante puncionar o local, inserindo a agulha por 0,1 a 0,2 cun. Retirar a agulha e pressionar a região ao redor do ponto para eliminar gotículas de sangue. Ao terminar, pressionar o local com chumaço de algodão. Essa técnica é comumente utilizada nas extremidades dos dedos de mãos, pés e pavilhão auricular.
• Múltiplas punções: antigamente esse método era denominado de “Manchas de Leopardo”.
Proceder a múltiplas punções ao redor da área afetada, de fora para dentro. De acordo com a extensão da lesão, puncionar mais ou menos vezes. Esse método é indicado para eliminar estagnação de Xue e líquido (edema) e promover o fluxo de Qi no local afetado.

Contraindicações
• Sudação excessiva: perda de humores
• Pacientes com deficiência, com fome, sede, pessoas suscetíveis à hemorragia e anêmicos, pós-parto imediato e portadores de coagulopatias ou hemorragia pós-trauma.
• Pontos proibidos: VG17, VG24, VG11, VG10, VC8, VC9, VC1, VC17, B8, B9, B56, VB18, TA19, TA8, F14, F10, R11, E30, C2

Cuidados
• Assepsia rigorosa para prevenir infecções;
• É indispensável a utilização de luvas para a realização de qualquer sangria;
• O método Manchas de Leopardo requer agilidade do terapeuta, pois exigem rapidez e profundidade pequena;
• Evitar a punção de artéria de grosso calibre para que o sangue não seja abundante;

Alguns locais mais recomendados para a realização de sangrias:
B40: A sangria deste ponto é útil para eliminar calor no sangue, e com isso aliviar os sintomas causados por processos inflamatórios, pelo excesso de umidade-calo como erisipelas e urticárias (este último apresenta também o vento como fator patogênico). Alivia também diarreia e vômitos causados por gastroenterites agudas, insolação. Também alivia dor torácica e lombar causada por estagnação de sangue (entorse).
VG14: a sangria deste ponto é útil para eliminar o calor e a febre.
CS3: serve para eliminar o calor no sangue, aliviando os sintomas causados pelo calor como insolação; eliminar a opressão torácica devido à agitação ansiosa e a sensação de calor no peito.
P11: a sangria deste acuponto ajuda a eliminar o calor, aliviando a crise de asma e a dor da garganta.
IG1: pode ser utilizado para eliminar o calor. A sangria deste ponto é indicada para os casos de emergência como crise asmática, dor de dente, dor de garganta, febre, etc.
VG26: é muito útil no caso de emergência e, é eficaz no tratamento de AVC, coma, convulsão infantil, estado de choque, insuficiência cardiorrespiratória, etc. Também é muito eficiente para o tratamento de dor lombar aguda provocada por entorse. Neste caso deve-se realizar uma combinação com sangramento do B40.
P5: o sangramento desse ponto é eficaz para eliminar o calor do pulmão; também é útil no tratamento de diarreias agudas, insolação e vômitos.
IG11: a sangria deste acuponto serve para tratar diarreias e gastroenterites agudas com vômitos.
P10: a sangria deste ponto é útil para o tratamento de dor de garganta e febre.
VG20: a sangria deste acuponto tem indicação para o tratamento da cefaléia, desmaio, hipertensão, arterial e vertigem.
B17: a sangria deste ponto pode ser útil para eliminar a estagnação de sangue nos membros inferiores.
Yintang: elimina o calor e o vento e serve para tratar cefaléias, congestão dos olhos, náuseas, rinite, sinusite, tontura, vertigem, vômitos, etc.
Taiyang: o sangramento deste ponto alivia a cefaléia temporal, conjuntivite aguda com congestão dos olhos.

Conforme exposto a Sangria é uma técnica milenar, tem suas indicações e contra indicações, eu particularmente não uso e não gosto, mas se mostra muito eficaz quando bem aplicada, cabe ao profissional de acupuntura observar e qualificar a necessidade de se utilizar ou não a técnica, que sendo bem feita trará resultados, satisfatórios ao paciente.


Fisioterapeuta – Universidade Gama Filho - RJ
Especialista em Reeducação Postural Global – Instituto Philippe Souchard
Especialista em Acupuntura - Academia Brasileira de Arte e Ciência Oriental
Our Clinic - Avenida Nossa Senhora de Copacabana 1018 sala 402 - Bairro: Copacabana - Rio de Janeiro
Tel.: Cel.: (21) 8809-4159 Tel. 2547-4159

Nenhum comentário:

Postar um comentário